quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Hoje foi isto


Hoje dei comigo a pensar no meu Sanatorium, que está tudo menos sanado e projetei-me para outro sítio, que tentei desconstruir imediatamente... PLETÓRICO de sentido. De onde vem a palavra pletórica que eu tanto adoro????
Ora segundo a teoria da desconstrução do meu tão adorado Jacques Derrida ( que só me lixa a vida, porque desde que o li analiso e desconstruo tudo até ao mais obtuso dos pormenores), vem do Grego πληθωρικός, e é um adjectivo relativo à pletora, que se encontra em estado exuberante, logo pleno de algo, repleto.

Engraçado está, é toda a relação não etimológica da palavra Pletórica, mas sim como surgiu na minha vida, e o significado que sempre teve no meu inconsciente. E injustamente só hoje me lembrei dela, (enquanto pensava no Sanatorium e no meu exercício de palavras) a ponto de a escrever umas vinte vezes, para me punir.

Li isto pela primeira vez em 2002 e chamem-me ignorante se quiserem, ou então só em 2002 olhei para ela com olhos de ver, num livro do José Gil, e olhei para ela porque? porque num livro que me deprimiu até ao tutano, cheguei a um ponto de apenas me focar em palavras aleatórias das páginas e analisar aquelas que me fossem mais compulsórias ou que exercessem um fascínio imediato no meu cérebro... claro está que andei uns dois dias a matutar na palavra PLETÓRICO, concebia teatros mentais onde a pudesse utilizar, tentei fazer uma lista infinita de sinónimos e acreditem que os há, e por fim pesquisei no google por artigos e pude concluir que é utilizada em vastissímos campos de comunicação, com maior destaque em artigo científicos e descritivos de doenças.

"Aquela criança está pletórica de piolhos!!!" - Juro que na Índia pensei nisto.

Sem comentários: